Quando chega a hora de decidir que rumo tomar na carreira, os jovens encaram um mar de incertezas. Afinal, essa escolha pode influenciar toda uma jornada. Por isso, o apoio no desenvolvimento de habilidades técnicas e teóricas, além da vivência em um ambiente onde o aprendizado pode ser colocado em prática, fazem toda a diferença para um início de carreira promissor.
Perceber este desafio como oportunidade para contribuir com uma sociedade mais vibrante e cheia de possibilidades foi o que impulsionou o Grupo Open a unir-se ao Projeto Pescar, uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, que oferece formações sócioprofissionalizantes para jovens de 16 a 19 anos. O projeto é composto por várias fases, desde aprendizado teórico até imersão em um ambiente corporativo, tendo como objetivo preparar os jovens para os desafios pessoais e profissionais que encontrarão ao longo de suas jornadas
A etapa desenvolvida nesta segunda-feira foi a recepção dos jovens participantes do Projeto Pescar pelo Grupo Open em sua sede, localizada em Cascavel. Após uma dinâmica e apresentações informais, os 12 jovens participantes visitaram cada setor das empresas do Grupo, as atividades executadas em cada um e as equipes de trabalho. Na sequência, os jovens aproveitaram um delicioso coffee break, onde compartilharam suas expectativas, impressões e aspirações profissionais.
A fase anterior da parceria ocorreu na Unipar, local onde o projeto está estruturado em Cascavel. Nela, os jovens participantes montaram uma apresentação e roteiro contendo 12 questões relacionadas à história do Grupo Open e às atividades conduzidas pela empresa. Essa iniciativa serviu como forma de conhecer o trabalho do Grupo e a dinâmica de integração das marcas Hyundai, Mitsubishi e Renault. Em seguida, o CEO do Grupo, Alexandre Serra, e a coordenadora administrativa de pessoas, Cristiane Rabel, fizeram perguntas para conhecerem melhor os jovens, seus sonhos e aspirações pessoais e profissionais.
No próximo passo, os adolescentes selecionados iniciarão uma fase de vivência direta no Grupo Open, com locação no setor de peças, de contabilidade e recepção de veículos novos. Neste quarto ano de colaboração, a intenção é ver ainda mais jovens se juntarem aos nove já efetivados, todos provenientes do Projeto Pescar.